O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para esta terça-feira, dia 27 de janeiro, e quarta-feira, dia 28, devido à previsão de precipitação por vezes forte, acompanhada de rajadas de vento que poderão atingir os 80 quilómetros por hora.
De acordo com o IPMA, o aviso estará em vigor entre as 00h00 e as 06h00 de terça-feira, dia 27, e entre as 03h00 e as 09h00 de quarta-feira, dia 28. As temperaturas previstas deverão variar entre os 9 e os 15 graus no dia 27 e entre os 9 e os 16 graus no dia 28, mantendo-se um cenário de instabilidade meteorológica, causado pela depressão Joseph.
Perante estas previsões, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recomenda a adoção de medidas preventivas, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a remoção de inertes ou outros objetos que possam ser arrastados pela água. É ainda aconselhada uma condução defensiva, com redução da velocidade e especial atenção à possível formação de lençóis de água nas vias rodoviárias.
A Proteção Civil alerta também para a importância de não atravessar zonas inundadas, prevenindo o arrastamento de pessoas ou viaturas, bem como para a necessidade de, em áreas junto a rios e cursos de água historicamente sujeitos a cheias, serem retirados animais, equipamentos agrícolas e industriais, veículos e outros bens para locais seguros. As autoridades apelam ainda à população para que se mantenha atenta às informações meteorológicas e às indicações da Proteção Civil e das forças de segurança.












