GNR desmantela rede que furtou cemitérios no concelho de Almeirim

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Caldas da Rainha deteve, no dia 11 de junho, três homens e duas mulheres, com idades entre os 25 e os 33 anos, por estarem alegadamente envolvidos em mais de uma centena de furtos ocorridos nos últimos dois meses em cemitérios, veículos e residências.

A operação, de larga escala, decorreu no âmbito de uma investigação que se estendeu por seis distritos – Leiria, Lisboa, Coimbra, Santarém, Évora e Setúbal – tendo as autoridades cumprido cinco mandados de detenção e 23 buscas, incluindo quatro domiciliárias e 19 não domiciliárias em locais como veículos, armazéns, empresas de gestão de resíduos e terrenos. Almeirim foi um dos concelhos onde as buscas se realizaram.

A GNR apreendeu quatro viaturas, 738 quilos de metais não preciosos já processados para venda (provenientes de furtos em cemitérios), 24 estatuetas religiosas, bases de mármore e granito, além de diverso material furtado como televisões, consolas, equipamentos fotográficos, relógios, ferramentas utilizadas nos furtos e documentação relacionada com vendas de metais. Foram também apreendidos 495 euros em numerário.

Para além dos cinco detidos, foram ainda constituídos arguidos quatro indivíduos, com idades entre os 20 e os 64 anos, e uma empresa, por auxílio aos crimes e recetação dos objetos furtados. Alguns dos envolvidos já tinham antecedentes criminais pela prática de furtos semelhantes.

Os cinco detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Leiria, onde serão determinadas as medidas de coação a aplicar. Os objetos recuperados, após reconhecimento, serão devolvidos aos legítimos proprietários.

A operação contou com o reforço de militares dos Comandos Territoriais da GNR de Leiria e Lisboa, apoio do Ministério Público e da Polícia de Segurança Pública (PSP).