Shopping cart

No Widget Added

Please add some widget in Offcanvs Sidebar

Opinião

Abstenção

Por: Inês Ribeiro 15 de Outubro, 2025 2 Minutos de Leitura

A democracia é um dos pilares fundamentais da sociedade. A 12 de Dezembro de 1976, no seguimento dum intenso e profícuo trabalho realizado com uma ampla participação popular, pelas comissões administrativas dos municípios e freguesias, criadas logo a seguir ao 25 de Abril de 1974, realizaram-se em Portugal as primeiras eleições democráticas para as autarquias locais, nos 304 municípios e 4034 freguesias então existentes e apurou-se uma abstenção de 36%, que considero um número elevado, tendo em conta o regime existente até então.

Nos dias de hoje, após a conquista desse direito, a abstenção nas eleições continua a ser um desafio considerável. Em Almeirim, a participação eleitoral nem sempre reflete o potencial total dos eleitores, tendo em conta que mesmo com este direito inalienável assegurado, a abstenção nas eleições permanece uma questão inquietante. É preciso criar mecanismos que aproximem os eleitores dos processos de decisão, que promovam uma maior educação cívica e que reforcem a confiança na importância do ato eleitoral.

Ao exercer o nosso direito de voto, que nos dias de hoje, é um privilégio e um dever, honramos aqueles que lutaram por ele e também, moldamos o futuro da nossa comunidade.

Que cada eleição seja uma celebração da liberdade e da voz do povo, garantindo que a democracia em Portugal, e especificamente em Almeirim, se fortaleça a cada sufrágio.

Maria Vieira – PS Almeirim

Etiquetas Relacionadas:

Notícias relacionadas