Almeirim vai ter passadeiras sinalizadas para cegos

 A câmara de Almeirim vai instalar passadeiras para facilitar a mobilidade e a acessibilidade das pessoas invisuais. A Câmara pretende estender estas passadeiras por todo o concelho, e as primeiras já começaram a ser instaladas. 

O concelho de Almeirim vai ter passadeiras próprias para cegos, através da instalação de um novo pavimento, constituído por cerâmica, para que o piso possa ser facilmente identificado por pessoas invisuais. 

A instalação destas novas passadeiras vai ser feita de forma gradual, tendo-se iniciado na zona central da cidade, junto à câmara de Almeirim. 

Numa breve conversa com o Jornal O Almeirinense, o presidente do município, Pedro Ribeiro, refere que a instalação destas passadeiras faz parte “ de um conjunto de intervenções que estamos a fazer ao nível da mobilidade”. O presidente pretende, “no âmbito da melhoria da mobilidade e dos percursos acessíveis, criar todas as condições necessárias”  para que estas passadeiras possam ser instaladas por todo o concelho.

Quanto à duração deste projeto, o presidente refere que esta medida vai demorar muito anos até ser implementada na sua totalidade:  “Vai demorar muitos anos. Isto não é uma coisa que se possa fazer de um momento para o outro. Estamos numa lógica de começar e ir intervindo”. 

Em relação ao custo desta medida, o presidente não revelou valores concretos, mas admite que possa ter um custo significativo: “ Quando, daqui a vários anos, fizerem as contas, a verba vai ser considerável. Mas, como referi, esta medida é para ser feita ao longo do tempo, numa lógica de ir garantindo esta melhor mobilidade”. 

Para além do novo pavimento , a câmara pretende ainda alargar o rebaixamento dos passeios para facilitar a circulação de peões. Esta medida surge no âmbito das recomendações da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, que prevê o uso de material diferenciado para assinalar a presença de rampas, escadas e passagens para peões.