Mobilidade

A mobilidade é um tema que preocupa e que carece de soluções concretas, por forma a melhorar a qualidade de vida das populações. A mobilidade ativa faz parte da mobilidade sustentável, sendo promovida principalmente nos meios urbanos e dentro de políticas municipais, onde se vai dando um maior destaque à ocupação do espaço público para esplanadas, parques, jardins e espaços pedonais mais amplos.

As políticas que têm vindo a ser implementadas por forma a possibilitar uma mobilidade mais sustentável, são muito importantes e visam dar resposta às necessidades das populações em deslocar-se livremente, sem sacrificar outros valores, especialmente, o meio ambiente. A mobilidade ativa é por definição, aquela na qual um indivíduo é o responsável pela sua própria deslocação, dependendo da sua energia para o efeito, com a ajuda ou não de um equipamento.

São exemplos de mobilidade ativa caminhar, andar de bicicleta, andar de trotinete, andar de patins, etc. A mobilidade ativa tem sido muito debatida e estimulada, porquanto tem um impacto positivo nos indicadores urbanos, tais como, no trânsito, na poluição do ar e na qualidade de vida das populações em geral. Esta forma de mobilidade já é muito utilizada a nível do lazer, mas é importante inseri-la também como meio de locomoção das populações nas suas deslocações diárias, tanto para o trabalho e como para a escola.

Em Almeirim, tanto o Município de Almeirim, como as Juntas de Freguesia do Concelho, têm investido em políticas que visam promover uma mobilidade ativa, entre outras, disponibilizando para uso público diversos equipamentos, como bicicletas e trotinetes elétricas.

Artigo de Teresa Aranha, PS Almeirim