Águas do Ribatejo assinala Dia Mundial da Saúde Ambiental

A Águas do Ribatejo assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental com a realização de um pequeno vídeo, a alertar para os efeitos nefastos das alterações climáticas. O Vídeo contou com o contributo da Dr.ª Susana Paixão, Presidente da Federação Internacional de Saúde Ambiental.

Segundo a Direção Geral de Saúde DGS, a efeméride pretende sensibilizar o mundo para a ligação que existe entre o ambiente, a saúde e a economia, assim como para a importância de investir em soluções de recuperação económica verdes e saudáveis.

A Águas do Ribatejo (AR) tem feito um enorme investimento na qualidade e segurança da água com que abastece mais de 140 mil pessoas nos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas.

A AR realiza diariamente dezenas de recolhas de amostras para análises em laboratórios acreditados que lhe permitem controlar a qualidade da água para abastecimento, mas também a qualidade da água tratada que é descarregada nas linhas de água após tratamento na ETAR.

A Direção Geral de Saúde recorda a importância da segurança e da monitorização da qualidade dos recursos aquíferos para reduzir o risco de doenças transmitidas através da água.

As doenças agudas mais frequentes são infeções por microrganismos patogénicos (bactérias, vírus, fungos, protozoários, parasitas). Existem também doenças crónicas que resultam da bioacumulação devido à exposição regular e continuada no tempo a compostos/elementos químicos.

A melhoria substancial da qualidade da água distribuída pelas diversas Entidades Gestoras que operam ao longo do país, ao longo dos últimos 30 anos, contribuiu de forma decisiva para diminuir de forma muito acentuada a incidência de doenças potencialmente relacionadas com a água.