Shopping cart

No Widget Added

Please add some widget in Offcanvs Sidebar

  • Home
  • Sociedade
  • Escola Profissional Vale do Tejo financiada em 250 mil euros para projeto de prevenção do cancro
Sociedade

Escola Profissional Vale do Tejo financiada em 250 mil euros para projeto de prevenção do cancro

Por: Daniel Cepa 03 de Agosto, 2023 2 Minutos de Leitura

A Escola Profissional Vale do Tejo (EPVT) recebeu um financiamento de 250 mil euros, no âmbito do programa ERASMUS+, para levar a cabo um projeto para incorporar boas práticas culinárias para prevenir o cancro nos currículos de várias escolas de hotelaria e restauração, em diferentes países do arco mediterrânico, bem como na sociedade em geral.

Em nota de imprensa, a EPVT será parceira da Escola de Hotelaria e Turismo (CPIFP Hurtado de Mendoza) de Granada no projeto intitulado “Healthy Eating Lifestyle & Cancer Prevention: From Beliefs to Evidence” (“HELP-C”). Estas boas práticas basear-se-ão nas recomendações fornecidas pelo “Núcleo Científico”, composto por investigadores de renome da Universidade de Granada (UGR) e da Escola Andaluza de Saúde Pública (EASP).

Diferentes investigadores serão responsáveis por avalizar mais de 50 receitas e elaborações gastronómicas que serão desenvolvidas nas seis escolas europeias de hotelaria e restauração, aproveitando a diversidade e a riqueza cultural mediterrânica das diferentes zonas que participam no projeto. O projeto terá a duração de três anos e terminará com a organização de um congresso final, destinado a todos os intervenientes nacionais e internacionais.

A convite da Escola de Hotelaria e Turismo de Granada (CPIFP Hurtado de Mendoza), a EPVT, especificamente com os cursos profissionais Técnico/a de Cozinha/Pastelaria e Técnico/a de Restaurante/Bar, irá trabalhar e colaborar com técnicos e especialistas para o desenvolvimento de receitas saudáveis. A motivação da EPVT com este novo projeto é alargar a sua experiência à criação de receitas típicas de diferentes países europeus em todas e cada uma das escolas parceiras, para que incorporem nos seus currículos elaborações e técnicas culinárias baseadas em evidências científicas.

Todas as receitas serão publicadas digitalmente nas escolas hoteleiras europeias de referência e estarão disponíveis para hospitais e diferentes associações europeias de luta contra o cancro. As receitas servirão como um recurso fiável para hospitais, instituições de ensino, associações de cancro e para a sociedade em geral. O projeto destaca-se pela sua tradução, uma vez que será a primeira vez que serão publicadas receitas típicas dos países mediterrânicos com o objetivo de promover a saúde dos europeus e prevenir muitas doenças, incluindo o cancro.

Notícias relacionadas