Câmara de Almeirim aprova orçamento de 25 milhões de euros com foco nas obras no concelho

A Câmara de Almeirim aprovou por maioria o Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2024 no valor de 25 milhões de euros, aos quais irão ainda acrescer fundos comunitários.

Em declarações à Lusa, Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, afirmou que, embora o valor exato dos fundos comunitários ainda não seja conhecido pelo autarca, a estimativa é de que seja na ordem dos “vários milhões de euros”, referindo ainda que, independentemente do valor final, este será sempre um acréscimo ao orçamento já aprovado.

“Neste momento ainda não conseguimos perceber qual é o valor exato porque estamos dependentes da assinatura com o governo, mas será sempre um acréscimo”, acrescenta.

O autarca destaca que a vinda dos fundos comunitários será para direcionar para as várias obras no concelho de Almeirim, entre as quais a requalificação da Escola Secundária Marquesa de Alorna, que receberá um investimento de 12 milhões de euros, mas também do Mercado Municipal. Projetos que o autarca considera, “de grande importância” para o desenvolvimento o território.

O orçamento inclui também obras perto do centro logístico da grande superfície Mercadona, um projeto que representa um investimento estimado em cerca de 200 milhões de euros.

“Este projeto não só irá impulsionar a economia local, mas também criará 500 novos empregos diretos”, salienta Pedro Ribeiro.

Com este orçamento, o executivo pretende ainda concluir a construção de mais um troço da circular urbana e finalizar as obras no largo Dr. Moita, em Benfica do Ribatejo. No que se refere à política fiscal, Pedro Ribeiro menciona o compromisso da Câmara em manter uma “política de estabilidade fiscal”.

No orçamento de 2024, o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) foi fixado em 0,375%, enquanto o IRS e a derrama serão mantidos nos atuais 5% e 1,5%, respetivamente.

O orçamento e as GOP para 2024 foram debatidos e votados em reunião de Câmara no dia 23 de novembro, tendo sido aprovado com a abstenção da única vereadora da oposição, Beatriz Apolinário (CDU).

Com Lusa