Autarcas visitam obras no concelho de Coruche

Os autarcas do concelho de Coruche visitaram, este sábado, as principais obras municipais em execução nas áreas da habitação social, ação social, educação, desporto, mobilidade e requalificação paisagística, desenvolvimento económico e empreendedorismo, bem como na área da infraestruturação e pavimentação de arruamentos.

Os autarcas visitaram investimentos municipais em curso, que refletem a aposta em obras estruturantes e fundamentais para todo Concelho, refletindo a preocupação com a realidade e as necessidades das freguesias. As obras e empreitadas respondem a um conjunto de compromissos já assumidos, com foco nas áreas de habitação, ação social, desporto, mobilidade sustentável e eficiência energética, mas também de infraestruturação e pavimentação de arruamentos em todo o Concelho, pretendendo de forma sustentada e gradual responder às necessidades e solicitações da população.

As principais obras em execução foram visitadas pelos autarcas, da reabilitação do edificado e requalificação paisagística do espaço envolvente do Bairro da Liberdade no Couço, que representa um investimento de cerca de 1,2 milhão de euros na área da habitação social, à Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Fajarda, que irá criar condições para 30 utentes, num investimento global de cerca de 2,7 milhões de euros na área da ação social.

Quanto aos espaços verdes e à requalificação paisagística, foi também visitada pela comitiva a empreitada de Arranjos Urbanísticos do Planalto, investimento de cerca de 400 mil euros que irá requalificar e ordenar os espaços verdes exteriores na envolvente da urbanização, e a empreitada de Requalificação Paisagista e Mobilidade para todos na Calçadinha, investimento de aproximadamente 1,9 milhão de euros que irá redefinir e requalificar o espaço público, assim como criar áreas de lazer associadas a um percurso pedonal e a definição de uma zona de miradouro com vista sobre a lezíria e o rio Sorraia. A empreitada irá também requalificar a paisagem da encosta do Castelo, da Quinta do Lago e da Calçadinha, respeitando a memória dos lugares.

Na área de infrastuturação e pavimentação de arruamentos, a Autarquia destacou a pavimentação da Rua da Serração na Fajarda (investimento de cerca de 273 mil euros), assim como a Rua do Artesanato no Valverde (investimento de aproximadamente 150 mil euros), sublinhando que brevemente se iniciam as pavimentações de arruamentos nas freguesias de Santana do Mato e Branca.

No que respeita ao desenvolvimento da economia e à captação de investimento, a Câmara Municipal de Coruche está a executar duas importantes empreitadas, designadamente a Incubadora de Empresas, que, com investimento de um milhão de euros, irá criar condições para a fixação de empresas no Concelho, assim como a execução do Pontão de Ligação do Parque Empresarial do Sorraia à ZIMB, criando a ligação entre as duas principais áreas empresariais do Concelho num investimento de aproximadamente 460 mil de euros.

Segundo o Presidente Francisco Oliveira, a Autarquia irá também «continuar a  apostar na habitação, reabilitando o edifício da Rua Júlio Maria de Sousa, conhecido por Edifício das Corujas; concluir a reabilitação do edifício municipal na Rua Direita e iniciar o processo com vista à construção de nova habitação no Couço, em Santo Antonino e no Casal dos Ossos». O autarca destaca ainda a reabilitação da Escola Secundária de Coruche e da EB ⅔ Dr. Armando Lizardo como prioridade. No âmbito das infraestruturas desportivas serão substituídos alguns relvados sintéticos, assim como ampliado o complexo de padel e ténis com a construção de dois novos campos de padel e um novo campo de ténis, empreitada que já está em curso.