Apelo à Paz

Nos últimos anos temos vivido debaixo de uma enorme tensão e medo de uma possível “Grande Guerra”, são aterrorizantes as imagens que nos chegam diariamente da Palestina, Líbano, Síria, Sudão ou Ucrânia, pela morte de milhares de pessoas, destruição de infraestruturas como habitações, hospitais, locais de refúgio e impedimento de entrada de ajuda humanitária. 

Assistimos à crescente promoção da xenofobia e do racismo, do ódio, da violência, do desrespeito pelos outros, à violação de direitos e liberdades democráticas, a ingerências em Países que defendem a sua independência, soberania e direito ao desenvolvimento. E aumento do número de vidas ceifadas, crianças abandonadas e pessoas vítimas de tráfico humano, entre outras violências.

As formas mais violentas do capitalismo e do imperialismo, o fascismo, nazifascismo e sionismo, procuram ganhar influência! Devemos estar conscientes, lutando pela paz, liberdade de pensamento, direitos e liberdades democráticas e agir para que o mundo seja um espaço de vida, de justiça e de igualdade onde todos tenham lugar e possam viver.

Exigimos que o Governo cumpra os valores de Abril, o princípio da soberania dos povos e solução pacífica dos conflitos internacionais, rejeitando a participação das forças portuguesas nas guerras da NATO e o consequente aumento das despesas militares em detrimento de recursos necessários à nossa saúde, educação, segurança social, aos salários, reformas e pensões, e à habitação.

Apelamos à solidariedade com os povos que lutam pela sua autodeterminação e soberania.

Apelamos à Paz em todo o Mundo.

A Paz é a solução!

Ana Rita Monteiro – CDU Almeirim