Legislativas

No concelho de Almeirim, são poucos os lugares como este, em que a natureza e o espelho de água permitem usufruir de um espaço impar de contacto com a natureza. Poderíamos falar do Parque de Merendas da Raposa, mas hoje debruçemo-nos sobre as Fazendas de Almeirim, e mais concretamente sobre a Barragem dos Gagos. Aqui, temos a apontar que o espaço está desaproveitado em termos de infraestruturas: faltam mesas e grelhadores para que quem visita o local possa usufruir do mesmo. Os acessos necessitam de melhorias também, de modo a proporcionar uma melhor experiência a quem visita o local. Desta forma poderia até ser possível ajudar outros a querer conhecê-lo.

Tem havido, no entanto, quem se preocupa com a Barragem dos Gagos e tenha estado presente tentando fazer o melhor para garantir a limpeza do espaço e a desmatação de espécies prejudiciais às margens do local, mas falta o apoio efetivo e investimento por parte da junta de freguesia de Fazendas de Almeirim e também da autarquia. O trabalho tem sido feito porque há uma forte procura do espaço para a prática desportiva da pesca, mas é um local com possibilidades maiores do que isso, e a CDU tem pessoas e ideias com condições de melhorar todo o espaço. 

É possível e necessário assegurar a preservação do equilíbrio da natureza e dos sistemas ecológicos, defendendo a biodiversidade ao mesmo tempo que se garante a democratização do seu acesso e usufruto para todos. Para que, no concreto, os que estão mais perto, a população local das Fazendas de Almeirim e do concelho de Almeirim, possa usufruir, com qualidade, deste local, da relação com a natureza e de convívio podem contar com a CDU.

António Figueiras – CDU Almeirim