A Associação dos Amigos da Natureza de Alpiarça (AANA) promoveu mais uma iniciativa dedicada aos animais de companhia, no domingo, dia 27 de setembro, desta vez com o nome “Conversas da Trela”, que reuniu um grupo de participantes e os seus cães junto à pala do Complexo Desportivo dos Patudos.
A sessão centrou-se em diferentes problemas comportamentais que podem surgir no dia a dia com os animais, procurando dar aos participantes ferramentas para compreender e lidar com essas situações.
Entre os temas abordados estiveram a origem de comportamentos indesejados, a proteção de recursos, a ansiedade de separação, a eliminação dentro de casa, o puxar da trela, a saída por portas ou portões quando estes estão abertos, o saltar para as pessoas, a recusa de comida, a destruição de objetos ou espaços da casa e a reatividade perante pessoas ou outros animais.
A iniciativa incluiu também exercícios práticos com os cães, permitindo aos participantes aplicar algumas das estratégias abordadas durante a sessão.
A AANA considera que foi uma manhã de aprendizagem e convívio, tendo os participantes manifestado vontade de repetir a experiência.
O encontro terminou também com um momento de convívio, acompanhado por café e pelos tradicionais bolinhos de massa de pão preparados por Marco Rodrigues.











