Vivemos um momento de grande complexidade e incerteza, um momento que nos exige que façamos tudo o que está ao nosso alcance para combater o surto da COVID-19, mas assegurando a continuidade de um conjunto de atividades fundamentais para responder às necessidades das populações.

Ao longo destes meses, temos assistido várias formas de reconhecimento para com todos os profissionais de saúde, de segurança e proteção, bem como todos quanto mantêm serviços essenciais, que pela dedicação e esforço do seu trabalho, têm contribuído para que possamos garantir o acesso a bens fundamentais. Também a CDU, em reunião da Câmara Municipal, entendeu que esse reconhecimento devia ser estendido a todos os trabalhadores do município e das juntas de freguesia, apresentado um voto de louvor, que foi aprovado por unanimidade.

A autarquia tem especiais responsabilidades, perante os seus cidadãos e igualmente para com os seus trabalhadores, devendo continuar a assegurar todas as condições para que possam prestar as suas funções em segurança. São tarefas fundamentais à manutenção da vida coletiva, pelo que importa destacar o profissionalismo e o sentido de serviço público com que os trabalhadores têm realizado as mesmas, nas mais diferentes áreas.

No momento de novas exigências e preocupações, este reconhecimento não é apenas pelo que tem sido feito até hoje, é também motivo de encorajamento pelo muito que ainda haverá a fazer.

Por Sónia Colaço