Minoc Branco DOC Premium: Tour Enogastronómico com balanço positivo

A enóloga Rita Conim Pinto, natural do Alentejo e proprietária dos vinhos Minoc, escolheu o restaurante CISCO para realizar um balanço da iniciativa Tour Enogastronómico que decorreu entre os dias 31 de maio e 6 de junho pelo distrito de Santarém, em sete restaurantes diferentes. Durante o evento, Rita Conim Pinto apresentou o vinho Minoc Branco, inicialmente categorizado como Vinho Regional e que passou a DOC Premium, “resultado de cinco anos de muito trabalho.”

“Tem uma cor citrina e límpida”

Alexandre Albergaria Diniz

O objetivo de Rita Conim Pinto com esta iniciativa foi a divulgação do seu vinho e, ao mesmo tempo, a dinamização da restauração nesta fase que ainda sofre os impactos da pandemia. A enóloga reforçou “a importância que este tipo de iniciativas pode ter na restauração”.

Referiu que escolheu o restaurante CISCO devido às semelhanças entre os projetos: “Ambos são de autor, projetos
exigentes, que necessitam de bastante força e amor”. Alexandre Albergaria Diniz, chef e proprietário do restaurante e porta-voz de toda a restauração, recebeu a enóloga com boa disposição e deu os parabéns a Rita Conim pela distinção do vinho, referindo que este tem “uma cor citrina e límpida”.

“A maioria das pessoas têm uma opinião unânime sobre o novo Minoc Branco Doc Premium 2020 (…)”

Rita Conim Pinto

Sublinhou ainda que “alguns clientes exigentes até o escolheram às cegas e também através da sugestão dos meus
empregados de mesa, e no final adoraram e recomendaram este vinho”.

Rita Conim Pinto admitiu que o balanço da iniciativa foi bastante positivo e referiu que “a maioria das pessoas tem uma opinião unânime sobre o novo Minoc Branco DOC Premium 2020, muito fresco, equilibrado e que é sinónimo de verão”. Também referiu que “houve pessoas que foram pela primeira vez a alguns restaurantes participantes e no final julgo que todos ficámos a ganhar. Não há nada como deixar clientes satisfeitos!”.

O Tour Enogastronómico passou por vários restaurantes da região: o Danidoce em Alpiarça, Pigalle, Brazão, Tascá e Bica em Santarém e Paulo’s e Cisco em Almeirim. Rita Conim Pinto faz parte da 5ª geração da família Conim e, em forma de homenagem ao primogénito da família, João Manuel Conim, criou a marca Minoc, onde é utilizado o seu apelido invertido.

João Nogueira, Madalena Viegas e Mariana Cortez