Covid-19: Almeirim perto do risco

A taxa de incidência nos últimos 14 dias é de 98 por 100 mil habitantes, mas para o concelho continuar fora de concelho de risco é necessário continuar abaixo de 120.

Como se pode observar no gráfico é nos mais jovens, ainda não vacinados, onde há mais incidência de casos positivos da Covid-19. Ou seja a vacina protege e reduz, muito, os riscos. Por isso o Presidente da Câmara Municipal de Almeirim deixou um apelo à vacinação: “Por si, pela sua família, por todos nós. Temos feitos dias e tardes abertas. Temos divulgado tudo que podemos mas a verdade é que sem “vontade” individual nada se faz. Olhe para estes dados. Ajude-nos a acabar com a pandemia. Vacine-se.”

Os concelhos de Constância, Rio Maior, Santarém e Sardoal recuam a partir desta sexta-feira, 2 de Julho, na fase de desconfinamento, ficando assim sob medidas mais restritivas, por se encontrarem na matriz de risco elevado ou muito elevado (apenas Constância).

A principal medida que o Governo decidiu aplicar nestes conselhos foi a limitação da circulação na via pública a partir das 23h00. O Governo explica que esta imposição visa reduzir ajuntamentos, pelo que “não tem nenhuma excepção” relacionada com a apresentação de teste negativo de covid-19 ou certificado digital de vacinação.