Vacinação

A maioria da população encontra-se protegida contra doenças infecciosas graves
e mortais, como a varíola, o sarampo, a rubéola ou a varicela, porque está vacinada! Sempre se ouviu falar na importância da vacinação, mas o que é uma vacina?

Em termos simples, uma vacina é uma preparação composta por partículas estranhas ao organismo, que quando administrada a um indivíduo saudável, provoca uma resposta imunitária à infeção natural, induzindo a imunidade. As vacinas salvam vidas! Ao contrário dos medicamentos (que têm essencialmente uma função curativa), as vacinas têm uma ação preventiva, porque servem para nos protegermos e a quem nos rodeia.

“Tem sido um trabalho fantástico (…)”

A Covid-19 já matou milhões de pessoas em todo o mundo e as vacinas têm-se revelado importantes armas na luta contra esta doença! São, no entanto, necessárias grandes coberturas vacinais para bloquear a cadeia de transmissão do vírus, pelo que é muito importante que cada um de nós faça a sua parte. É essencial recordar diariamente que a vacinação é uma ação de saúde coletiva, porque, para além de nos estarmos a proteger individualmente, estamos a proteger também todos aqueles que estão ao nosso redor!

Em Almeirim, o Centro de Vacinação encontra-se localizado no Campus da Proteção Civil, na Zona Industrial e, fruto de uma boa articulação entre a Saúde e o Município, já foram administradas até ao dia 12 de julho, 23 705 doses de vacinas. Tem sido um trabalho fantástico desenvolvido por dezenas de profissionais (enfermeiros, médicos, bombeiros, proteção civil, pessoal auxiliar/administrativo e muitos outros), que diariamente fazem um esforço para que tudo corra da melhor forma possível, com o máximo de eficiência e eficácia! Obrigada a todos!

Teresa Aranha
PS Almeirim

Artigo de opinião publicado na edição de 15 de julho de 2021