Saúde

Desde Março de 2020, que Portugal sofre com a pandemia de Covid-19. Durante este período os profissionais de saúde foram incansáveis no seu trabalho. Os Portugueses chegaram a aplaudir diariamente o seu trabalho. Foi também graças a estes que alcançámos a maior taxa de vacinação do Mundo contra a Covid-19.

O Primeiro-Ministro chegou a premiar os profissionais de saúde com a final da Champions… Após termos passado a pior fase da pandemia veio ao de cima o estado ruinoso em que se encontra o Serviço Nacional de Saúde (SNS) com notícias constantes de médicos a saírem por excesso de horas e falta de condições de trabalho, tanto materiais como remuneratórias.

Neste contexto o que faz um líder? Deveria tentar perceber qual a origem dos problemas e corrigir os mesmos. E o que fez a Ministra da Saúde? Decidiu criticar os médicos como se ela não tivesse qualquer responsabilidade sobre o que se está a passar. É neste contexto que surge a afirmação na Assembleia da República que uma das soluções para colmatar a falta de médicos no SNS passava por contratar profissionais mais resilientes.

Como se os profissionais de saúde não tivessem sido resilientes. No fundo a culpa não é dela mas de todos os que ademitem que são pessoas que não são capazes de enfrentar problemas nem situações de stress. Isto segundo a “líder”. A Ministra mostrou o que é. Se este governo for eleito vamos continuar a ter cada vez mais hospitais privados a abrir no País, um SNS cada vez mais deficitário e demissões constantes. Lamentável e evitável.