Câmara de Almeirim vai aumentar número de bicicletas e estacionamento da ‘Al Gira’

As ‘Al Gira’, o sistema público de bicicletas partilhadas de Almeirim, tem vindo a crescer na sua utilização desde que a iniciativa foi inaugurada há cerca de dois anos, uma situação que vai levar o executivo camarário a aumentar o número de equipamentos e locais de estacionamento na cidade.

Em 2022, o sistema público de bicicletas partilhadas conta com cerca de 50 utilizadores que realizaram perto de 2200 viagens, num total de mais de 4 mil quilómetros percorridos, número que corresponde a 900 horas de utilização destas bicicletas.

“No momento temos nove locais de estacionamento na cidade e é nossa intenção no âmbito da nossa Estratégia Verde duplicar o número de locais e de bicicletas. Muitas vezes não damos pela importância destas alternativas de mobilidade”, refere Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim.

O sistema ‘Al Gira’ tem um anual de 20 euros para os utilizadores, que são transformados em crédito para se utilizar ao longo do ano. A primeira hora é gratuita e a segunda tem um custo de 20 cêntimos.

Esta medida insere-se na política de mobilidade que o Município de Almeirim tem vindo a implementar nos últimos anos no concelho.