Campanha alerta portugueses para a importância de cuidar do fígado durante as férias

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) vai promover uma campanha de consciencialização para a prevenção da doença hepática, com o mote “O seu fígado não está de férias”. A iniciativa vai decorrer durante o mês de agosto, nas redes sociais da associação, com o objetivo de alertar para a importância de manter um estilo de vida saudável no verão, por forma a prevenir as doenças do fígado. 

“Férias são, muitas vezes, sinónimo de descontração e divertimento. Contudo, podem ser também sinónimo de excessos. Temos tendência a desculpar os nossos comportamentos poucos saudáveis, mas esquecemo-nos de que todas as nossas ações têm impacto no nosso corpo e, nomeadamente, no nosso fígado. Devemos aproveitar o tempo livre que temos para cuidar de nós”, aconselha José Presa, presidente da APEF.

O médico explica que o fígado é um importante órgão do sistema digestivo e que, no caso de inflamação ou lesão, pode comprometer as suas funções e originar diversas complicações a curto ou a longo prazo. “Estamos a falar de patologias, que são, na sua grande maioria, evitáveis, embora tratáveis e, até, curáveis, como é o caso da hepatite C. O primeiro passo para o combate a estas doenças começa na prevenção: pratique exercício físico; faça uma alimentação equilibrada; evite beber álcool e consumir drogas; use preservativo; não partilhe seringas nem objetos de higiene pessoal; lave as mãos com frequência, sobretudo antes das refeições e depois de ir à casa de banho’, afirma José Presa.

E conclui: “No caso de ter alguma doença do fígado já diagnosticada e em tratamento, não se esqueça de levar consigo os medicamentos e de os tomar consoante indicado. Aproveite as férias para pôr em prática hábitos saudáveis. O seu fígado agradece!’”.