Proteção Civil ativa mecanismo para reforçar segurança e socorro nas estradas

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) ativa hoje um dispositivo de prevenção e intervenção rodoviária para reforçar a capacidade de socorro nas estradas durante o período de Natal e Ano Novo.

Segundo o comunicado da ANEPC enviado às redações, este mecanismo vai durar até 1 de janeiro, com 784 bombeiros e 237 veículos das corporações de bombeiros em “prontidão permanente” e preposicionados em 124 locais considerados estratégicos, junto das estradas com maior fluxo de trânsito.

“A ANEPC vai, desta forma, com o apoio dos Corpos de Bombeiros, mobilizar meios humanos e materiais adequados, elevando o nível de prontidão e rapidez de intervenção de proteção e socorro”, refere a nota da Proteção Civil, que realça ainda o objetivo de assegurar maior visibilidade em determinados locais para sensibilizar os condutores para a segurança rodoviária e para a importância da diminuição dos acidentes.

A entrada em funcionamento deste dispositivo é assinalada às 19:00 de hoje pela secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, em Almada, numa ação em que também vai estar presente o comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes.