Número de doentes em hospitalização domiciliária cresce

Em 2022, a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Distrital de Santarém (HDS) admitiu 226 doentes, o que representa um acréscimo de 23% face ao ano de 2021. Para responder às necessidades de cuidados destes doentes, foram realizadas 2.334 visitas e  percorridos 36.610 quilómetros

Desde que entrou em funcionamento, em 28 de junho de 2019, os profissionais da  UHD avaliaram  1.607 doentes, admitiram 568 e realizaram  6.911 visitas domiciliárias, tendo permanecido na casa dos doentes 5.411 horas. No total, foram percorridos 110.953 quilómetros.

A Unidade tem vindo a alargar a cobertura geográfica e atualmente assegura a prestação de cuidados à população dos concelhos de Santarém, Alpiarça, Almeirim, Rio Maior e Cartaxo. Permite que os doentes que reúnem um determinado conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos possam estar internados no conforto do seu domicílio. Garante o atendimento 24 horas por dia, todos os dias, e fornece e gere terapêutica aguda e crónica do doente e outros materiais de consumo.

Começou por ter uma lotação de três camas que aumentou para oito camas, sendo objetivo, no futuro, aumentar a capacidade instalada e iniciar o processo de certificação da Unidade junto da Direção-Geral da Saúde.