Borrego Leonor & Irmão, S.A distinguida com prémio nacional de sustentabilidade no setor agrícola

A Borrego Leonor & Irmão, S.A foi reconhecida com o prémio nacional de Excelência nos prémios Valorfito, no passado dia 28 de abril, em Lisboa.

O prémio atribuído à empresa almeirinense distingue as boas práticas para critérios, tanto quantitativos, quanto qualitativos, no setor agrícola. A empresa venceu ainda o prémio nacional sementes, uma distinção atribuída a um parceiro da organização.

Segundo um comunicado da organização, o ano de 2022 “fica marcado pela excelência dos resultados na recolha de embalagens, tendo-se atingido a maior percentagem de recolha de fluxos fitofarmacêuticos de sempre”.

“A cerimónia teve como objetivo envolver o setor agrícola na reflexão sobre o estado da atividade, distinguindo aqueles que por força da sua dedicação, proatividade e envolvimento se destacaram entre as melhores práticas agrícolas”, acrescenta

O sistema Valorfito, responsável pela gestão de resíduos de embalagens de produtos fitofarmacêuticos, biocidas e sementes de utilização profissional, é gerido pela Sigeru – Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, uma entidade gestora sem fins lucrativos, e visa «recolher e encaminhar para um destino adequado, dando privilégio à reciclagem, os resíduos para os quais está licenciado, aumentando para um máximo possível a taxa de retoma». A Borrego Leonor & Irmão, S.A é um dos pontos de retoma nacionais deste tipo de embalagens.

A Sigeru tem como sócias a Anipla – Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas e a Groquifar – Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos, com uma participação de 87,5% e 12,5%, respectivamente.