OficINa.com do Hospital de Santarém passa a mais uma fase da 16.ª edição do Prémio Boas Práticas em Saúde

O Projeto “OficiNa.com – Oficina de Reabilitação Cognitiva”, do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém (HDS), foi um dos selecionados para passar à próxima fase da 16.ª edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, centrado no tema “Desafios futuros: Sustentabilidade na Saúde”.

O objetivo deste projeto é intervir na reabilitação cognitiva em indivíduos com doença mental, de forma a proporcionar uma melhoria da sua qualidade vida e da sua reintegração profissional.

São realizados treinos de reabilitação cognitiva avançados, únicos e individualizados, centrados nas dificuldades dos utentes e nas suas aspirações enquanto pessoas, baseados num Sistema Informático desenvolvido na Alemanha (Rehacom®) e nas mais avançadas investigações no campo da neuropsicologia.

Relativamente aos resultados, após a participação nestas OficINas, verificou-se uma melhoria da qualidade de vida dos utentes, assim como uma redução da taxa de internamentos.

Foram selecionados 70 projetos de um total de cerca três centenas. Segue-se a fase avaliação científica, que decorrerá de 22 de maio a 7 de julho.