Autarquia reforça equipa de psicologia nas escolas de Almeirim

A Câmara Municipal de Almeirim reforçou a Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária (EMIC) com mais uma psicóloga clínica este ano letivo, devido ao aumento dos problemas de ordem psicológica que se tem verificado nas escolas.

A EMIC de Almeirim, onde está integrado o gabinete de psicologia, apoia os alunos em situações ansiedade, pânico, luto, dificuldades de relacionamento com os pares ou nas competências socioemocionais. A iniciativa está presente nas duas Escolas Básicas 2/3 de Almeirim e Fazendas de Almeirim e também na Escola Secundária Marquesa de Alorna.

Segundo Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, a decisão de reforçar a equipa foi tomada após uma deslocação do próprio às várias escolas do concelho, onde notou “alguns problemas de ordem psicológica” entre os estudantes.

O autarca afirma que esta é uma resposta “uma das solicitações dos alunos”, acrescentando que “agora depende de cada um se a utilizam ou não”.

“Os problemas de saúde mental são reais e em muitos casos podem ser resolvidos de uma forma simples se identificados a tempo”, conclui Pedro Ribeiro.

O acesso à equipa de psicologia nas escolas não necessita de marcação previa.