José Francisco Barreira e Miguel Marques são dois almeirinenses, alunos do 2º Ano do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico que fazem parte do grupo que projetou e, literalmente, construiu o protótipo de um carro citadino a fuel cell, uma resposta para a mobilidade urbana amiga do ambiente.
Simplificando o processo, o hidrogénio no depósito reage ao oxigénio do exterior, produzindo ele próprio energia, sem necessidade de se abastecer na rede. Tal como os carros elétricos, movimenta-se a uma velocidade segura e de forma silenciosa, emitindo apenas vapor de água. Francisco Barreira referiu ao Jornal O ALMEIRINENSE que o objetivo do projeto é a construção de um veículo na sua vertente de eficiência – circular o maior número de quilómetros com mais autonomia e menos impacto ambiental.
Este projeto envolveu 49 alunos do IST, de vários anos e cursos como Mecânica, Electrónica, Química. Surgiu em 2019 mas, devido à pandemia, só em setembro de 2022 se começou a produzir as peças. O protótipo foi apresentado, nesta quinta-feira, dia 28 de março, no Instituto Superior Técnico e contou com a presença do Ministro da Economia, António Costa e Silva, o Presidente do IST, Rogério Colaço, o coordenador de Inovação da Galp , entre outros parceiros.
Legenda:
José Francisco Barreira é o primeiro da esquerda e o Miguel Marques é o segundo da esquerda para a direita.
Últimas:
Almeirim sob aviso amarelo devido ao calor
Perigo máximo de incêndio rural leva autoridades a reforçarem medidas de prevenção
PARA HOJE / 17.SET
Ciclo de debates autárquicos já soma perto de 25 mil visualizações
“Três, a Conta que Deus Fez” leva Natalina José, António Calvário e Maria Tavares a Coruche
Fazendense recebe Mirandela na 2.ª eliminatória da Taça de Portugal
Sub-16 da Associação 20 Kms de Almeirim vencem Torneio Internacional em França
Teqball: Almeirim representado em provas internacionais em Lisboa
Almeirim recebe X Encontro do Futebol e Futsal Distrital
Multinacional francesa Soprema investe mais de 100 milhões de euros em Almeirim e Alpiarça
Rotary Club de Almeirim promove debate sobre vacinação
GNR lança operação “RoadPol – Safety Days” para combater condução agressiva
PARA HOJE / 16.SET
Risos En’Cena” estreia comédia “Um Dia de Morrer” em Almeirim
Polícia Judiciária procura suspeito por homicídio no Cartaxo
Pântano faz a primeira parte da antiga banda do Joey Jordison
Nova Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim já está ao serviço da população
Autárquicas: 13 mil viram debate de Benavente. Hoje é a vez da Golegã
Motorista tenta enganar GNR com cartão de tacógrafo de outra pessoa
Sociedade
Alunos almeirinenses na construção do citadino a fuel cell
29 de Março, 202430 de Março, 2024
