Shopping cart

No Widget Added

Please add some widget in Offcanvs Sidebar

  • Home
  • Sociedade
  • Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril com várias iniciativas no concelho de Almeirim
Cultura

Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril com várias iniciativas no concelho de Almeirim

Por: Daniel Cepa 16 de Abril, 2024 2 Minutos de Leitura

O concelho de Almeirim vai comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974 com diversas iniciativas na cidade e nas freguesias do concelho. Homenagens, exposições, concertos, folclore, passeios, torneio de pesca e futebol são algumas dos eventos que poderá assistir e participar ao longo dos próximos dias.

25 de Abril em Almeirim

A Assembleia Municipal de Almeirim organiza um conjunto de atividades comemorativas dos 50 anos de regime democrático, entre os dias 19 e 25 de abril. Para esta celebração foram convidadas várias instituições do concelho.

As festividades na cidade iniciam no dia 19 de abril, com a exposição dos “50 anos de Democracia”, com trabalhos realizados por utentes do CRIAL, do Lar do Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almeirim e Agrupamentos de Escolas de Almeirim e de Fazendas de Almeirim. A inauguração está agendada para 11h30, na igreja do Divino Espírito Santo “Escolas Velhas”.

Pelas 21h30, decorre o sarau histórico “Memórias de Abril”, com temas musicais de intervenção, para celebrar a liberdade, interpretadas pelo artista Mário Figueiredo, com intervenções de Álvaro Joaquim Ribeiro (Exército); José Sardinheiro (Marinha) e Artur Galinha (Força Aérea), no auditório da Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval.

No dia 24 de abril, o Cine Teatro de Almeirim recebe, pelas 21h00, o espetáculo “50 anos de Democracia”, com intervenções cénicas e momentos musicais do CRIAL, do Clube das Artes, Movimento Palco e Secção de Dança 20kms Almeirim.

No dia 25 de abril, está marcada a habitual a sessão ordinária da Assembleia Municipal de Almeirim, que conta com a atribuição de distinções honoríficas do Concelho de Almeirim, concedidas pelo Município, pelas 20h00, no Cine Teatro de Almeirim.

25 de abril em Fazendas de Almeirim

A freguesia da Fazendas de Almeirim comemora os 50 anos do 25 de Abril de 1974, com várias iniciativas ao longo do dia.

No dia 25 de abril, pelas 7h00 decorre o Torneio de Pesca CAP Ribatejo, na Barragem dos Gagos. Pelas 10h00, o largo do Centro Cultural será o palco das várias iniciativas, com a partida do passeio de motos e motorizadas, organizado pelo Grupo Motard Aceleras da Charneca e Marcha das Fazendas de Almeirim.

Pelas 11h00, decorre a atuação do Rancho Folclórico Infantil de Fazendas de Almeirim, seguido às 12h00 pela atuação da Banda Marcial de Almeirim, chegada do passeio de motos e motorizadas e atuação de Benedita Calisto, Inês Policarpo e Banda.

Pelas 16h30, inicia a atuação do Rancho Folclórico da Velha Guarda de Fazendas de Almeirim e pelas 17h30, segue-se a atuação do FIFCA (Polónia e França.

O Fazendense organiza, ao longo do dia, o Torneio de Futebol “25 de abril”.Em Paço dos Negros, às 11h00, há futebol na ADCR, pelas 11h30 atuação da Banda Marcial de Almeirim, no Café da Hortência e passagem do passeio de motos e motorizadas. Por fim, pelas 16h00, atuam o Rancho Folclórico de Paço dos Negros e atuação dos grupos do FIFCA (Polónia e França). Em Marianos, às 11h00, atua a Banda Marcial de Almeirim, no Largo do Retiro da Ponte. Pelas 15h30, ocorre a atuação do Rancho Folclórico Infantil de Fazendas de Almeirim e a festa termina com matiné com o DJ Cremalheira, pelas 16h30. A organização promete sopas, bifanas, venda artesanato e velharias.

25 de Abril na Raposa

A freguesia da Raposa comemora os 50 anos do 25 de Abril de 1974, com várias iniciativas ao longo do dia. Pelas 9h30, a Junta de Freguesia irá distribuir cravos pela Aldeia Jardim, seguindo-se a atuação da Banda Marcial de Almeirim e o hastear da bandeira pelas 10h30.

Durante a tarde, com início pelas 15h30, o largo da Junta de Freguesia recebe uma Gala de Folclore Internacional. Estarão presentes os ranchos folclóricos da Polónia, de França, da Grécia e o Rancho folclórico Os Camponeses da Raposa. Esta iniciativa está integrada na programação do FIFCA.

Notícias relacionadas