Março é um mês emblemático, especialmente por ser dedicado à celebração das conquistas das mulheres e à luta pela igualdade de direitos! Em Portugal, as políticas socialistas têm desempenhado um papel fundamental na promoção da emancipação feminina, contribuindo para um progresso considerável nas condições de vida das mulheres.
Desde 1974 que têm acontecido transformações profundas a nível das estruturas sociais, designadamente, com a criação de leis que garantem direitos fundamentais às mulheres, como o acesso à saúde, à educação e ao trabalho! O direito à licença parental (que inclui a maternidade e a paternidade), bem como, a abertura de mais creches públicas com horários flexíveis, tem permitido uma melhor organização familiar, fazendo com que mais mulheres ingressem e se afirmem no mercado de trabalho!
A criação de medidas específicas para o combate à violência doméstica e a promoção da igualdade salarial, são exemplos claros de como se pode e deve atuar em benefício da equidade entre homens e mulheres. Outra medida que posso exemplificar, e que foi um passo importante para uma sociedade mais justa, foi a criação da Lei da Paridade, que visa assegurar a presença de mulheres em posições de decisão política e empresarial!
É importante perceber que estas políticas não promovem apenas a emancipação das mulheres, mas também contribuem para o desenvolvimento económico do nosso país! E como reconhecimento de que a luta pelos direitos das mulheres não pode, nem deve parar, temos o mês de março – o mês da MULHER – que serve como um lembrete da necessidade de continuar a promover e criar condições para as mulheres viverem a sua vida em plenitude, tanto a nível pessoal, como profissional!
Teresa Aranha – PS Almeirim