A GNR localizou um rapaz de 11 anos, na madrugada de dia 26 de abril, que se encontrava desaparecido desde o dia anterior, no concelho da Chamusca.
A operação de busca foi desencadeada de imediato, tendo envolvido diversas valências da Guarda Nacional Republicana, com destaque para o apoio dos binómios do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) da Unidade de Intervenção (UI) e de uma equipa especializada em drones (Unmanned Aircraft System – UAS) da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS).
As buscas contaram ainda com a colaboração dos Bombeiros Voluntários da Chamusca, do drone da Força Especial de Proteção Civil, da Proteção Civil local e de voluntários da comunidade.
O menor foi localizado em boas condições de saúde por um binómio cinotécnico, tendo sido prontamente encaminhado para uma unidade hospitalar para observação e avaliação médica.
No total, estiveram envolvidos 36 militares da GNR nesta missão, que a Guarda destaca como um sucesso na salvaguarda de uma vida humana. A força de segurança sublinha a importância da articulação entre meios especializados, nomeadamente cinotécnicos e tecnológicos como os drones, para garantir a eficácia das operações de busca e salvamento.