PSP reforça presença no distrito com operação “Come On”

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deu início esta terça-feira, dia 8 de julho, à operação “Come On”, uma iniciativa de âmbito nacional que visa reforçar a segurança das zonas com maior afluxo turístico. No distrito de Santarém, esta ação abrange vários pontos de interesse histórico, cultural e de lazer.

A operação vai estar a decorrer até dia 18 de julho e envolve ações de patrulhamento de proximidade, de prevenção e de sensibilização, com especial atenção à proteção de residentes e turistas. Em comunicado, a PSP sublinha a importância de garantir não só a segurança dos locais, como também a perceção de segurança por parte dos cidadãos.

A PSP está a reforçar a sua presença com ações preventivas em pontos identificados como sendo mais suscetíveis à ocorrência de furtos, burlas ou outras situações de risco.

Entre os principais objetivos da operação estão, sensibilizar os turistas para medidas de autoproteção, envolver os profissionais do setor turístico na promoção da segurança, melhorar o apoio a vítimas de crime e garantir uma vigilância mais próxima.

A PSP deixa ainda alguns conselhos práticos. Manter os bens pessoais nos bolsos interiores da roupa, evitar andar com grandes quantias de dinheiro ou objetos valiosos, transportar malas e mochilas sempre fechadas e, preferencialmente, na parte da frente do corpo e reportar qualquer situação suspeita às autoridades são alguns deles. Os cidadãos devem também dirigir-se à esquadra em caso de dúvida ou necessidade.

A força de segurança lembra ainda que está a decorrer o programa “Estou Aqui! Crianças”, direcionado a pais que viajam com filhos pequenos e através do qual é possível obter pulseiras identificadoras.

A PSP apela a todos os residentes e visitantes da região de Santarém que colaborem com as autoridades e denunciem qualquer crime do qual sejam vítimas ou testemunhas.