De 21 a 23 de agosto, a Nave Municipal de Santarém vai acolher a segunda edição da “Challenger Teqball League – Santarém Cup”, uma prova de Categoria 4 do Circuito Mundial, organizada pelos “Caixeiros” de Santarém, com a chancela oficial da FITEQ – Federação Internacional de Teqball.
Após o sucesso absoluto da edição inaugural em 2024, considerada por muitos atletas internacionais como uma das melhores competições do ano, a organização assume este ano o desafio de elevar a fasquia, reforçando a qualidade e o envolvimento com a cidade e o público.
Se no ano passado o foco esteve na valorização dos atletas, com os jogos a iniciarem-se cedo e a terminarem a meio da tarde, permitindo o usufruto da cidade, este ano os jogos arrancarão ao final da manhã e prolongar-se-ão até ao final da tarde, para permitir que o público possa assistir ao evento após o horário laboral. O objetivo é proporcionar momentos únicos a todos os que queiram apoiar os atletas locais e assistir a alguns dos melhores jogadores de Teqball do mundo em ação.
O evento contará ainda com uma forte componente de animação e convívio comunitário. A partir de dia 21 de agosto, haverá DJs, food trucks e animação até à meia-noite, promovendo a interação entre atletas, público, patrocinadores e parceiros, num ambiente de festa, partilha e valorização dos laços internacionais que o Teqball promove.
O sucesso da edição anterior foi possível graças ao apoio da comunicação social local e regional, que tem acompanhado e divulgado o trabalho dos “Caixeiros”, ajudando a projetar Santarém no panorama nacional e internacional do Teqball.
Atualmente, Santarém afirma-se como a capital nacional da modalidade, sendo impossível falar de Teqball em Portugal sem mencionar os “Caixeiros”, clube que se tornou, nos últimos três anos, um dos três maiores do mundo, reconhecido pela sua visibilidade, dinamismo e credibilidade.
Santarém é já um destino de excelência para atletas internacionais, não apenas pela qualidade das infraestruturas e da organização, mas também pelo que a cidade tem para oferecer, desde a gastronomia à tranquilidade, passando pela localização estratégica próxima de Lisboa. Nos últimos três anos, mais de 40 atletas de topo mundial passaram por Santarém fora de contexto competitivo, para realizar estágios, treinos e temporadas com os atletas dos “Caixeiros”.