Inicia-se a Semana Europeia da Mobilidade, celebrada todos os anos de 16 a 22 de setembro, e cujo tema em 2025 é “Mobilidade para todos”, como forma de sublinhar a importância de se garantir que todas as pessoas tenham acesso a transporte sustentável, independentemente do seu rendimento ou localização no território.
Esta é uma semana onde surgem várias atividades dedicadas à mobilidade sustentável, como alerta a cada cidadão para a necessidade de mudar os seus comportamentos relativamente à mobilidade, em especial, a utilização do automóvel particular.
Para a CDU não basta alertar e realizar ações pontuais, é importante dar alternativas que sejam viáveis e atrativas, de modo a que cada um possa fazer essa mudança. Passes com preços acessíveis, como foi o caso do passe social intermodal a custos reduzidos aprovado em 2019 por via da ação política da CDU junto do governo, levaram a maior procura pelas pessoas nos transportes públicos.
No concelho de Almeirim faltam horários e ligações de autocarros entre concelhos vizinhos e mesmo dentro do concelho na ligação entre freguesias e lugares mais afastados das sedes, onde se concentram os serviços essenciais como as escolas ou os centros de saúde. Tal facto condiciona as pessoas no acesso ao trabalho, às escolas e a outros serviços essenciais, mas também à cultura e ao lazer.
Que jovem de Paço dos Negros pode vir até Almeirim, ao Cineteatro e regressar tranquilamente ao fim-de-semana? Falta o funcionamento adequado do Centro Coordenador de Transportes, neste momento só tem o nome! Exigimos mais oferta de transporte público, de qualidade e adequada às necessidades dos cidadãos.
Sónia Colaço – CDU Almeirim