4 comportamentos que vão melhorar o seu desenvolvimento pessoal em 2022

Se em 2021 se sentiu perdido em uma ou várias áreas da sua vida, em 2022 chegou o momento de mudar isso. Este ano, se quiser manter-se fiel a uma meta, que seja a de trabalhar em si como pessoa.

Não importa se é a saúde mental, a saúde física ou o desenvolvimento de competências – ou todas –, o importante é que dê mais um passo em direção à pessoa que se quer tornar. Mas e se ainda não descobriu essa pessoa? Não se preocupe, temos um ponto dedicado a si.

Seguem-se as nossas sugestões.

1. Trabalhe o seu autoconhecimento

Trabalhar no seu autoconhecimento irá melhorar todas as áreas da sua vida e ajudá-lo a ter mais confiança tanto em si, como nos seus objetivos, pois saberá que está a caminhar na direção que lhe faz sentido.

O processo pode ser desafiante num primeiro momento, principalmente pelo aparecimento de emoções “negativas” ou dúvidas constantes, mas irá tornar-se mais fácil de lidar com o tempo. E, mais importante, irá sentir-se mais seguro de si e confiante nas suas decisões.

2. Invista em atividades de relaxamento

As atividades de relaxamento podem ser muitas! Desde a prática de exercício físico, à meditação ou à prática espiritual, o importante é escolher a que funciona consigo. E, se ainda não a descobriu, este é o momento certo para tentar algumas opções.

A nível de exercício, pode apostar em exercícios mais intensos e que exijam a sua atenção total ou em exercícios mais calmos, mas igualmente desafiantes, como o Yoga. Estes exercícios podem ser feitos sozinho, com amigos/familiares ou em ginásios.

A meditação deve ser praticada diariamente e só tem resultados reais ao final de alguns meses. As boas notícias é que 10 minutos por dia são o suficiente para obter resultados a longo prazo. Pode meditar com áudio ou em silêncio.

A religião também costuma ser uma forma de manter o relaxamento ao longo dos dias. E, o melhor, não precisa de muito para começar a prática! Uma forma de começar é através do “Passo a Rezar”, onde terá momentos de oração diários, de apenas 10 minutos. Dependendo das orações, pode ser necessário um terço que pode comprar artigos religiosos na loja online Holyart e receber em sua casa.

3. Vá atrás de novas experiências

Se se sente perdido e não se descobriu como pessoa – nem para onde quer caminhar a seguir –, este ponto é dedicado a si.

Muitas vezes ficamos presos na zona de conforto ou nas expetativas que os outros têm para nós e deixamos de lado o que realmente vale a pena: experiências. São essas experiências que tornam a vida mágica e que nos colocam em situações que nos ajudam a descobrir enquanto pessoas.

Mantenha os braços abertos a experiências que surjam inesperadamente e vá atrás de tantas outras que lhe façam sentido.

4. Leia mais

Os livros são uma excelente ferramenta para o ajudar a desenvolver como pessoa e são uma fonte de conhecimento que, de certo modo, não acaba.

Acreditamos que não se deve limitar, muito pelo contrário, leia livros de várias áreas, inclusive de áreas que nunca pensou ler. Leia biografias, livros técnicos ou romances. Leia livros sobre física, religião, fantasia ou sobre pessoas que conseguiram alcançar determinada meta na vida. Vá atrás de variedade.

Se não sabe por onde começar, vamos deixar-lhe algumas recomendações. A nível de desenvolvimento pessoal, recomendamos o “Ser Humano” de Ruby Wax. Já a nível de história, recomendamos o “Sapiens” de Yuval Noah Harari.

Para mais recomendações, leia este conteúdo que tem diversas opções interessantes.

Uma última dica: crie o hábito de anotar, ao final de cada mês, as áreas em que trabalhou ao longo dos dias. No final do ano, ou quando a motivação falhar, essa lista vai ser uma grande ajuda.