Autarquia coloca lombas para evitar acidentes em cruzamento problemático

A Câmara Municipal de Almeirim vai aprovar numa próxima reunião de Câmara a colocação de lombas no cruzamento da rua Condessa da Junqueira, rua Dionísio Saraiva e rua Bernardo Gonçalves, no centro da cidade de Almeirim.

O cruzamento do ‘Zé Bonito’, como é também popularmente conhecido, vai ser alvo de uma intervenção da autarquia, nas próximas semanas, para evitar os acidente recorrentes que se tem verificado naquele local.

Na rua Condessa da Junqueira, junto à ourivesaria, está contemplado no projeto a colocação de uma lomba em alcatrão, passando a passadeira a ser elevada. Já na rua Bernardo Gonçalves serão colocadas lombas plásticas em formato quadrado de forma a obrigar a reduzir as velocidades e evitando assim acidentes graves.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, afirma que não consegue perceber “porque é que há acidentes num cruzamento amplo”, apesar de reconhecer que essa é uma realidade.

“Se todos nós cumprimos as velocidades não é preciso lombas, o problema é que parece que há sítios, que são complicados, que efetivamente é preciso haver porque não se cumpre”, justifica, dando como exemplo condutores “que passam por aquele cruzamento, que tem STOP de um lado e de outro, e não pare”.

Para Pedro Ribeiro, o estacionamento na zona não é o problema porque tem regras especificas.

“Estão lá as regras, o estacionamento está lá para cargas e descargas e eu não sou entidade fiscalizadora”, remata.

Este cruzamento tem sido palco de vários acidentes nos últimos anos, alguns com feridos a registar, e tem sido tema de debate entre a população.

Também no cruzamento da rua Padre António Vieira com rua Condessa da Junqueira, está prevista a colocação de duas lombas, uma na passadeira junto à loja e uma imediatamente antes para o cruzamento, também com o mesmo objectivo reduzir velocidades e evitar acidentes.

No final da rua Padre António Vieira, junto à Adega Cooperativa de Almeirim, será construída uma rotunda no processo de requalificação do Parque das Tílias, que terá inicio previsível no próximo ano.