54 detenções e 488 infrações em operação “Atividade Operacional das últimas 12 horas” da GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) organizou uma operação por todo o país com o objetivo de prevenir e combater os crimes de maior violência e a fiscalização rodoviária.

A iniciativa, intitulada de “Atividade operacional das últimas 12 horas” decorreu entre as 20 horas da noite de sábado e as 8 horas da manhã de domingo e registou dados em 4 subgrupos: detenções, apreensões, trânsito e sinistralidade.

O comunicado da GNR conclui que em Portugal foram detidas 54 pessoas onde destaca que 36 pessoas foram detidas por condução sob o efeito de álcool, 8 por condução sem carta de condução, 3 em posse de arma proibida e 1 por tráfico de estupefacientes. A GNR também apreendeu 3,23 gramas de haxixe, 3,46 gramas de cocaína e 1 pistola e 1 caçadeira.

De 488 infrações no trânsito, a GNR destacou que 86 foram fiscalizadas por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido na lei, 56 por excesso de velocidade, 27 por falta de inspeção periódica obrigatória, 19 por falta e/ou incorreta utilização do cinto de segurança ou sistema obrigatório de retenção para os menores de idade, 18 por infrações relativas com tacógrafos, 13 pelo uso de telemóvel durante a condução e 9 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

A GNR também registou um total de 47 acidentes, onde destacou 2 indivíduos gravamente feridos e 12 feridos ligeiros.

Mariana Cortez