Comando territorial da GNR de Santarém Celebra Dia da Unidade

O Dia da Unidade do comando territorial da GRN de Santarém foi, ontem, dia 21, celebrado na Casa dos Patudos, em Alpiarça, com uma cerimónia militar. A cerimónia contou com a presença de uma série de entidades militares e judiciárias, que durante a tarde protagonizaram um conjunto de desfiles e paradas militares para celebrar o 13º aniversário da unidade do comando territorial de Santarém e os 109 anos da chegada da primeira força da Guarda Nacional Republicana ao Distrito de Santarém.

O discurso de abertura ficou a cargo do Tenente-coronel Gonçalo Nuno Silva Gonçalves de Carvalho. No decorrer do seu discurso, o Tenente-coronel assinalou que o comando territorial de Santarém “é hoje uma unidade moderna, eficaz e eclética” capaz de salvaguardar “ a dignidade humana do cidadão”. Prestou ainda uma homenagem “a todos aqueles que, com visão e soberania, souberam preservar os princípios e valores” da guarda Nacional Republicana, e no final da sua intervenção fez um agradecimento especial a todos os “ homens e mulheres do comando territorial de Santarém” que “com dignidade (…) cumprem a difícil missão de garantir a paz e a tranquilidade pública”.

A cerimónia prosseguiu com um discurso levado a cabo pelo comandante da Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana, o Brigadeiro-general Paulo Jorge Alves Silvério, que mostrou-se satisfeito pela realização desta iniciativa ao celebrar e dignificar o trabalho de “ mulheres e homens, militares e civis, que nesta unidade prestam serviço.”

Feitos os discursos, a cerimónia avançou com a atribuição de uma série de medalhas, entre elas a medalha de mérito de segurança pública, que foi entregue pelo presidente da Câmara de Almeirim, Dr Pedro Ribeiro.

Para além da presença do Presidente de Almeirim, a cerimónia contou ainda com a participação da presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Sónia Sanfona, e com os presidentes da comunidade intermunicipal da Lezíria do Tejo.