Águas de Santarém é a 1º empresa em Portugal a obter certificação na área da sustentabilidade

A Águas de Santarém é a primeira empresa em Portugal a obter a certificação referente ao Sistema de Gestão de Responsabilidade Social Corporativa alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A certificação foi entregue no dia 22 de junho, quarta-feira, no salão Nobre da Câmara Municipal DE Santarém.

Esta certificação vai permitir realizar uma série de atividades na captação, armazenamento, distribuição e controlo de água para consumo humano e na recolha e tratamento das águas residuais no concelho de Santarém.

A certificação faz parte da agenda 2030, concebida pelas Nações Unidas e constituída por uma série de objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Dos 17 ODS que constituem a Agenda 2030, a empresa subscreveu oito ODS, tendo em curso diversas ações.

Questionado pelo Jornal O Almeirinense sobre as medidas concretas que a águas de Santarém vai implementar nos próximos anos ao nível da sustentabilidade, o Presidente do Conselho de Administração, Ramiro Ramos, deu o exemplo de diversas ações que a empresa tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos: “Temos promovido a sustentabilidade em várias áreas. Por exemplo nós oferecemos um seguro de saúde aos nossos trabalhadores, oferecemos vacinação, tudo o que fazemos ao nível de prevenção de doenças está inserido numa lógica de saúde de qualidade. Depois, temos a digitalização, a mobilidade, os protocolos escolares, a igualdade entre homens e mulheres, entre outras áreas. Portanto, esta certificação diz que a águas de Santarém, nas suas atividades diárias, respeita oito dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.”

A certificação foi atribuída pela Diretora da Área de Certificação da Entidade Bureau Veritas, Patrícia Franganito, que sublinhou a importância desta distinção: Esta certificação significa que tanto as empresas, como as autarquias, como a sociedade são chamadas para dar o seu contributo para o desenvolvimento da sustentabilidade”.