Greve dos funcionários escolares encerra maioria das escolas no concelho de Almeirim

A greve dos funcionários escolares fechou a maioria das escolas no concelho de Almeirim, esta segunda-feira, 9 de outubro, deixando assim centenas de alunos sem aulas.

Segundo apurou O Almeirinense junto de fontes escolares, no Agrupamento de Escolas de Almeirim apenas a Escola Básica de Benfica do Ribatejo e de Cortiçóis estão abertas, sendo que esta última só estará ao serviço até ao período de almoço. Na cidade todos os estabelecimentos estão encerrados.

Já no Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim, apenas o Jardim de Infância de Paço dos Negros encerrou, estando todos os restantes estabelecimentos a funcionar normalmente.

A greve dos funcionários escolares foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Profissionais da Educação (Sinape), que fala numa adesão de 65 por cento dos trabalhadores e cerca de 50 escolas fechadas em todo o País.

A greve está a ser levada a cabo por assistentes operacionais, assistentes técnicos e técnicos superiores, e o objetivo da paragem é fazer uma “chamada de atenção” ao governo e partidos políticos sobre as carreiras desestruturadas e as baixas remunerações destes trabalhadores.

O sindicato alerta ainda para “os aceleradores de carreira desajustados”, a precariedade e a escassez destes profissionais nas escolas tendo em conta as reais necessidades.

A greve de hoje é a terceira do atual ano letivo, que começou há menos de um mês e que contou logo nos primeiros dias com uma paralisação de uma semana convocada pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop) e dirigida a professores e pessoal não docente.

C/Lusa