Os avanços da estética no anti-aging

 A procura de procedimentos estéticos para prevenir e reverter o envelhecimento da face cresce cada vez mais, na medida em que as opções não cirúrgicas são priorizadas para quem busca resultados cada vez mais naturais. 

Concomitantemente, esta procura acentua-se notoriamente nas faixas etárias mais baixas. São em número crescente as jovens que procuram tratamentos para situações em fase muito inicial.

Por isso, a área da harmonização facial tenderá, certamente, a deixar de se focar em tratamentos apenas para harmonizar, mas sim em prevenir sinais de envelhecimento.

Retardar o envelhecimento da face sem recorrer à cirurgia, é algo que se consegue através da aplicação de injetáveis, mas também com o recurso a terapias mecânicas, as quais se tem revelado cada vez mais inovadoras. 

Segundo o relatório da International Society of Aesthetic Plastic Surgery, no ano de 2021, os 17 milhões de procedimentos não cirúrgicos superaram os 12 milhões de cirurgias. 

De um modo geral, os tratamentos não invasivos faciais têm crescido exponencialmente, o que também corroboro pelo crescimento em mais de 40% da procura dos mesmos na Corpus Tempo, Clínica Avançada.

Tratar rugas dinâmicas, rugas superficiais ou profundas, estimular a produção de colagénio, provocar a contração das camadas mais profundas da pele, evitando o descaimento dos tecidos e alcançar o efeito lifting, estimular a cicatrização são os principais objetivos das terapias que realizamos diariamente.

Poderei enumerar diversas técnicas e terapias que nos permitem resultados de excelência sem recorrer à cirurgia, desde as mais conhecidas como os peelings e o microneedling, aos mais recentes como a Radiofrequência Fracionada (Morpheus 8) ou o HIFU (Ultrassom Microfocado de Alta Intensidade), a blefaroplastia com jato de plasma, acrescentando ainda a sobejamente conhecida aplicação de toxina botulínica, o famoso ácido hialurónico e os bioestimuladores.

Todavia, na Corpus Tempo, Clínica Avançada, privilegiamos, quer na prevenção quer na inversão do processo de envelhecimento, a sinergia nos protocolos, porque as evidências científicas apontam para que os tratamentos combinados são os que mais resultam e assim tem demonstrado também a nossa experiência.

Apesar de a maioria dos pacientes nos procurarem depois de completar 40 anos, é crescente o número a tentar desacelerar o ritmo da passagem do tempo a partir dos 30 anos.

A juventude parece ser agora o Santo Graal de contemporaneidade e os incríveis avanços da estética permitem dar forma a esse sonho.

Hoje, melhor do que nunca, é possível reverter os tão indesejáveis sinais do tempo. Ao retardar o envelhecimento, mantemo-nos jovens por mais anos. Se vivemos mais… queremos viver melhor. 

Sofia Correia – Master em Estética Avançada, Mestrado Internacional em Medicina Estética