Exposição da Associação de Defesa do Património desvenda os segredos da Metrologia

A exposição anual da Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural de Almeirim está de volta, trazendo um tema fascinante para o centro das atenções: “Metrologia, Pesos e Medidas”. Este evento, que já é uma referência no início de cada ano civil, promete transportar os visitantes para um passado mais ou menos distante, proporcionando uma experiência enriquecedora que serve tanto como recordação para os mais velhos, quanto como uma oportunidade de descoberta para os mais jovens.

A exposição da Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural de Almeirim, é uma celebração do património relacionado com a medição, uma prática muitas vezes subestimada, mas crucial na evolução das sociedades.

Ao explorar o fascinante mundo da metrologia, os visitantes terão a oportunidade de compreender como as sociedades antigas mediam o tempo, a distância, a massa e outras grandezas. Desde antigas balanças até instrumentos de medição de precisão, a exposição proporcionará uma visão única das ferramentas que moldaram a vida quotidiana ao longo dos séculos.

Este evento é mais do que uma simples coleção de objetos antigos; é uma oportunidade para os mais velhos reviverem memórias de um tempo passado, uma época em que as técnicas de medição eram essenciais para o comércio e a vida diária. Para os mais jovens, é uma chance de explorar e compreender uma realidade que muitos desconhecem.

A Associação de Defesa do Património destaca a importância de preservar e transmitir este conhecimento às gerações futuras, destacando como a metrologia moldou não apenas a maneira como medimos o mundo ao nosso redor, mas também como compreendemos a nossa própria história.

A exposição estará aberta ao público a partir de dia 12 de janeiro até ao dia 3 de fevereiro, na Galeria Municipal de Almeirim, oferecendo uma oportunidade única para a comunidade mergulhar no fascinante universo dos pesos e medidas, uma parte vital do património cultural.