Sumol+Compal termina 2ª fase da central fotovoltaica que já produz 25% da eletricidade usada na fábrica de Almeirim

A empresa Sumol+Compal concluiu recentemente a segunda fase da instalação da Central Fotovoltaica na fábrica de Almeirim, o que se traduz numa redução da dependência da rede em aproximadamente 25 por cento.

Segundo a empresa, a empreitada conta já com 3450 painéis fotovoltaicos e a sua ampliação permite a redução da “dependência da rede em aproximadamente 25%, do total das necessidades de Almeirim, e permite evitar cerca de 447 tonCO2e, o equivalente a plantar 20318 árvores”. Na primeira fase foram instalados de 1850 painéis fotovoltaicos, numa área de 11.000 m², e uma potência instalada de 1MWp, o que correspondia a 15 por cento das necessidades energéticas da fábrica em Almeirim.

A Sumol+Compal iniciou este projeto em 2022 e tem como objectivo atingir uma potência instalada de 3MWp, tendo com esta segunda fase já atingido os 2MWp. Se esta energia fosse produzida através de energias fósseis, seriam emitidas cerca de 984 toneladas de CO2e por ano, o que é equivalente à captação de CO2e por 44.643 árvores.

A instalação da central fotovoltaica em Almeirim insere-se no âmbito da estratégia de sustentabilidade da Sumol+Compal, que prevê a transformação e diversificação de fontes energéticas, assente nos eixos da diversificação e independência energética, da descarbonização e da melhoria da eficiência dos custos energéticos.