O Comando Territorial de Santarém da GNR desenvolveu, entre os dias 15 e 21 de setembro, um conjunto de operações no distrito com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade e reforçar a segurança rodoviária.
No balanço semanal, a GNR registou 23 detenções. Entre estas, destacam-se 13 por condução sob o efeito do álcool, quatro por condução sem habilitação legal, duas por desobediência, uma por maus-tratos a animal de companhia, uma por violência doméstica, uma por falsificação de documentos e uma por ofensa à integridade física.
No que diz respeito ao trânsito, foram fiscalizadas 500 infrações, das quais 80 por falta de inspeção periódica obrigatória, 36 por deficiências de iluminação e sinalização, 25 por incumprimento do uso do cinto de segurança ou sistemas de retenção para crianças, 21 por falta de seguro de responsabilidade civil, 21 por utilização indevida do telemóvel durante a condução, 17 por condução com taxa de álcool superior ao permitido por lei, 17 relacionadas com tacógrafos e 10 por estacionamento indevido.
Quanto à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 113 acidentes no distrito, que resultaram em seis feridos graves e 34 feridos ligeiros.
A Guarda Nacional Republicana reforça que vai continuar a desenvolver ações de fiscalização e prevenção com vista à redução da sinistralidade e ao combate à criminalidade, de forma a contribuir para a segurança dos cidadãos no distrito de Santarém.