Misericórdia de Almeirim converte Centro Comercial Rafael em habitações de renda acessível

A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim (SCMA) decidiu converter o centro comercial em habitação, com o objetivo de colocar os imóveis no mercado de arrendamento a custos acessíveis.

O jornal O ALMEIRINENSE apurou que o espaço, até agora cedido a secções dos 20 kms de Almeirim para sede, será transformado em sete apartamentos. Desses sete apartamentos, está prevista a construção de três T1, dois T2 e dois T3. A SCMA já iniciou os primeiros trabalhos e está a desenvolver o projeto, com o objetivo de iniciar as obras ainda em 2025.

Recorde-se que as famílias enfrentam atualmente uma taxa de esforço de 45% para aquisição de habitação — a mais elevada no distrito de Santarém —, o que torna o arrendamento uma alternativa mais viável.

Os preços de venda de habitação subiram cerca de 13,6% face ao período anterior, atingindo valores históricos. Também os preços de arrendamento têm vindo a aumentar, embora de forma mais moderada.

Neste contexto, também a autarquia de Almeirim tem investido no acesso à habitação, tendo adquirido um terreno de 4,5 hectares por 1,25 milhões de euros para construir cerca de 160 apartamentos a preços controlados (T1 a T4), além de dois lares de idosos.